Sobre o autor

Marcos Bau Brandão é um soteropolitano de sotaque forte, que mora em Brasília há mais de uma década. Mestre em Geografia pela UFBA, Especialista em Educação pela FBB, possui Curso de Extensão em Metodologias do Ensino da Geografia pela UNEB e também Curso de Extensão em Geopolítica e Relações Internacionais pela Escola de Altos Estudos Estratégicos e de Geopolítica (CENEGRI). Em Brasília é professor da Escola Canadense Maple Bear (Un. Asa Norte), do pré-vestibular do Único Educacional, do Reciclagem (preparatório ENEM e UnB) e da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal (professor formador da EAPE, a Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais em Educação do DF). Ministrou aulas no Centro Educacional Sigma entre 2008 e 2021; foi Professor d´O Diplomata, Curso de Admissão à Carreira de Diplomata pelo Instituto Rio Branco – CACD entre 2009 e 2013; também foi docente da pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília, entre 2009 e 2011, e fez parte do núcleo docente estruturante da graduação do Instituto de Relações Internacionais O Diplomata. Autor de apostilas de pré vestibulares e pré PAS de instituições do DF, artigos científicos publicados em periódicos do Brasil (ex: UFU, UFBA e Unicamp) e dos livros A geografia antes da Geografia: a Terra, o sapiens e a ciência e Itinerários Formativos no Novo Ensino Médio. Mais detalhes no Currículo Lattes. Escreveu o material didático digital de Geografia (formato para tablet) do Ensino Médio (1ª e 3ª séries) do Centro Educacional Sigma/DF (escola do Grupo Eleva) – matéria sobre o material inovador no G1

Em maio de 2013 recebeu o título de Professor Global pela Universidade Católica de Brasília via Instituto de Relações Internacionais.

“Os primeiros quarenta anos de vida nos dão o texto: os trinta seguintes, o comentário.”Schopenhauer

73 thoughts on “Sobre o autor”

  1. Sou professor de geografia, moro em São Paulo e digo-lhe que seu blog é um dos melhores que já vi voltado para o ensino médio, porque cumpre perfeitamente o papel dito na página inicial.
    Tenho indicado para meus alunos nas escolas que leciono.
    Uma sugestão é a publicação de mais textos sobre assuntos da geografia.
    Atenciosamente
    JL.

    1. Obrigado pelas considerações prof. João Luis. Espero que seus alunos aproveitem os textos!
      Na medida do (tempo) possível vou selecionando textos e publicando… Até o final do ano teremos mais assuntos da geografia e afins.
      Cordialmente,
      Mb.

    1. Obrigado pelo incentivo Washington! Recebo com louvor o recado grafado por um geógrafo do seu gabarito.
      Aqui vai uma tentativa de levar aos nossos alunos uma maior qualidade e informação atualizada.

      Ps: Washington Candido é professor de geografia com 24 anos de experiência, mestre em geografia pela UnB, coordenador do Centro Educacional Sigma e diretor pedagógico do Centro de Aprofundamento Candido Calazans.

Deixe uma resposta