Caros Leitores,

O estudo da geografia é objetivado via cinco conceitos-chave que guardam entre si forte grau de parentesco, pois todos se referem à ação humana modelando a superfície terrestre: espaço, paisagem, região, lugar e território.

O espa√ßo geogr√°fico como conceito maior √© tido nos posts deste blog como locus da reprodu√ß√£o das rela√ß√Ķes sociais de produ√ß√£o, isto √©, o espa√ßo da morada do homem, reflexo e condi√ß√£o social, experienciado de diversos modos, rico em simbolismos e campo de lutas, tornando-se cada vez mais multidimensional.


Mostramos nos textos que a tarefa inicial do ge√≥grafo √© tornar o conceito maior da disciplina, o espa√ßo, assim como seus outros quatro conceitos-chave, de f√°cil compreens√£o, decifrando-os quando se revelam as pr√°ticas sociais dos diferentes grupos que nele produzem, circulam, consomem, lutam, sonham, enfim, vivem e fazem a vida caminhar…

A geografia enquanto disciplina estuda a sociedade atrav√©s da espacialidade das rela√ß√Ķes sociais e suas territorialidades, assim como as modifica√ß√Ķes que o homem imprime na natureza, no intuito de modificar a realidade que o cerca pela via de uma maior inser√ß√£o social.

Portanto, a realidade do conte√ļdo geogr√°fico transcende a simples visualiza√ß√£o do concreto da paisagem. Isso porque, na real concep√ß√£o atual de Geografia: a) o espa√ßo √© indissoci√°vel da no√ß√£o de tempo; b) a vis√£o antropoc√™ntrica da Geografia considera o Homem ser social, o que nos obriga √† considera√ß√£o de todo o conjunto complexo que √© a realidade humana, em suas diferentes dimens√Ķes: social, econ√īmica, pol√≠tica, cultural, enfim.

Adaptado de CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço: um conceito-chave da geografia. In: CORRÊA, R. L. (e outros orgs.). Geografia: conceitos e temas. 14ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2011 e MONTEIRO, Carlos Augusto Figueiredo. O real e o mítico na paisagem do Grande Sertão. In: MARANDOLA, E.; GRATÃO, L. H. B. (orgs.). Geografia & Literatura: ensaios sobre geograficidade, poética e imaginação. Londrina: EDUEL, 2010.

Imagem do cabeçalho GEOBAU Рparte de globo terrestre do Museu da Arte Histórica do castelo Milão de Sforzesco, Itália. Foto: Marcos Brandão em jul 2009.

Matérias sobre redes sociais ligadas ao autor deste blog: Correio Brasiliense em 2011  e Correio Brasiliense em 2012 РEntrevista do autor do blog ao Portal Wohub e Jornal Campus da FaCom, UnB.

Os textos desse Blog est√£o pautados na Lei Federal 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 (Direitos Autorais):

T√≠tulo II: das obras intelectuais – Cap√≠tulo IV (Das Limita√ß√Ķes aos Direitos Autorais), Art. 46. inciso III afirma que ‚ÄúN√£o constitui ofensa aos direitos autorais: a cita√ß√£o em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunica√ß√£o, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, cr√≠tica ou pol√™mica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra‚ÄĚ.
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9610.htm

Este Blog atende ao que prop√Ķe a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Diretrizes e Bases da Educa√ß√£o Nacional)¬†que¬†em seu Cap√≠tulo II, se√ß√£o I, Art. 22 afirma que: A educa√ß√£o b√°sica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar- lhe a forma√ß√£o comum indispens√°vel para o exerc√≠cio da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

254 thoughts on “

  1. Professor Marcos Brand√£o,obrigado pelo site,foi-me muito √ļtil na composi√ß√£o de meus estudos.A internet √© um meio muito pr√°tico e r√°pido que pode ser explorado e sem fronteiras.Continue assim.
    Um abrço,Yuri

  2. Oi amigo! Tinha que deixar p√ļblico a minha admira√ß√£o pelo seu trabalho. Amei o blog e j√° sabe que visit√°-lo ser√° tarefa de casa para meus alunos. √Č bom poder contar com uma fonte t√£o confi√°vel e primorosa quanto o seu blog para auxiliar meu trabalho em sala.
    Valeu Baianinho lindo!
    Um forte e carinhoso abraço cheio de admiração.

    • Ol√° Cris,
      Com um certificado de qualidade partindo de voc√™ fico muito lisonjeado, e tamb√©m deixo p√ļblico o que j√° te disse h√° tempos atr√°s, ou seja, que me orgulho de trabalhar contigo e n√£o me canso de repetir que aprendi muito com voc√™ desde que entrei no Sigma/DF e continuo a aprender mais e mais a lidar com os alunos e a geografia do ensino m√©dio.
      Receba meus agradecimentos de coração!

      Ps: Cris é a professora de geografia Helceny Cristina Fonseca, mais de 20 anos de extrema competência nas salas de aula em Brasília/DF e minha colega de ensino médio desde 2008 no Centro Educacional Sigma.

  3. marcos , os topicos referentes ao conteudo do segundo ano . sao somente curiosidades e informa√ß√Ķes a mais , ou realmente s√£o relevantes para nossa primeira avalia√ß√£o . nao me interprete errado , ja li todos . apenas queria saber se √© necessario passar para o meu resumo os seus textos…

  4. Professor, achei alguns links sobre os “Royalties” em geral e toda essa discuss√£o sobre a Emenda IBSEN, espero que possam te ajudar no blog…

    http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1533143-9356,00-G+RESPONDE+PERGUNTAS+SOBRE+A+DISCUSSAO+DOS+ROYALTIES+DO+PETROLEO.html

    http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1283318-9356,00-ENTENDA+COMO+FUNCIONA+O+PAGAMENTO+DE+ROYALTIES+DO+PETROLEO+NO+BRASIL.html

    http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1400339-5601,00.html

    http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1524313-5601,00.html
    *

  5. Professor,

    N√£o estou encontrando os slides que foram passados na aula do segundo ano referentes ao petr√≥leo. Gostaria de saber se ser√£o colocados no blog…Obrigada!

  6. professor voce esta de parabéns por ter feito esse blog, a internet eh um interessante meio de comunicação da nossa atualidade global.
    agradeço muito pelo seu mediante esforço em fazer essa linda obra de nossa geografia brasileira
    muito obrigado
    filipe ribeiro 2¬ļ ano E

  7. Professor o seu blog esta ótimo, é uma forma muito eficiente de complementaçao do nosso livro e me ajudou muito na hora de estudar para prova
    agradeço pelo seu trabalho, o senhor me inspira a estudar geografia
    Pedro de Faria 2ª B

  8. “Professor √© o Marcos do 3A do Sigma. Acessei seu blog, impressionante as informa√ß√Ķes que tem ali”. Mensagem enviada ao Orkut e transferida para c√° com o agradecimento do autor do Blog.

  9. Olà professor Marcos,sou aluna da Cris e gostaria de parabeniza-lo,pelo seu trabalho que foi muito bem feito,e que com certeza vai beneficiar muitos aluno com o conhecimento fantastico que o senhor traz em seu blog.Parabens!!

  10. ” […] j√° sabe que visit√°-lo ser√° tarefa de casa para meus alunos.” Professora Cris.
    Ol√°, sou aluna da Cris. Estou fazendo o meu dever de casa e quero lhe dar os parab√©ns pelo seu blog. √Č um √≥timo local em que posso fazer minhas pesquisas sem ter medo de ser enganada. Mais uma vez, Parab√©ns e √≥timo trabalho.
    Atenciosamente, aluna Rebeca do 1¬ļ ano ‘G’.

  11. Professor,sou aluna da professora Cris e você está de parabéns pelo seu trabalho,está muito bom,está sendo muito proveitoso pra nós parabéns mesmo (:

  12. Professor, seu blog est√° de parab√©ns! Excelente! Encontrei tudo o que precisava. Sou aluna da professora Cris e gostei muito mesmo do seu trabalho. Luiza 1¬ļ J

  13. Oi baianinho! N√£o te falei que meus alunos queridos e muito carinhosos iriram prestigiar o seu trabalho? Continue firme pois, quando eles estiverem com voc√™ no 3¬ļ ano, ver√° o fruto do nosso trabalho. Seu trabalho est√° me auxiliando demais e os alunos aproveitando bastante. Espero que o est√≠mulo seja suficiente para recompor suas energias para um trabalho cada vez mais primoroso. Parab√©ns amig√£o! Toda sorte e oportunidade do mundo para voc√™!

    • Minha querida Cris,
      Nem tenho palavras para te agradecer a for√ßa que tem me dado! Me sinto muito bem em trabalhar contigo e fico feliz da vida em dar aula a ex-alunos seus, pois eles j√° chegam prontos no 3¬ļ ano!
      Todas as mensagens respondi aos seus alunos, mas agradece a eles por mim e n√£o se preocupa que continuarei trabalhando para melhorar cada vez mais nosso trabalho.
      Parab√©ns pelos ador√°veis alunos. Seu sucesso no Sigma n√£o √© a toa e te parafraseio na √ļltima frase afirmando que toda sorte e oportunidade do mundo para n√≥s!

  14. Nossa, professor, vc está de parabéns!!! Valeu o esforço, pois tah me ajudando bstante, viu? Espero q esteja gostando dos recadinhos dos alunos da Cris, pois eu tbm sou!!!hihi

  15. A Cris falou que com esse blog iria ajudar muito ao decorrer do nosso ano. E realmente est√° √≥timo! Os slides explicam mais detalhadamente, assim ajudando a aprofundar mais o conte√ļdo!

  16. Ol√° professor!!Voc√™ est√° de parab√©ns pelo seu blog! Eu s√≥ queria dar uma sugest√£o: o gabarito das quest√Ķes que ficam atr√°s do livro poderia ser disponibilizado aqui,n√£o acha? Ajudaria muito os alunos que querem complementar o seu estudo fazendo aquelas quest√Ķes.

  17. 29 de maio √© “Dia do Ge√≥grafo”? Nem sabia que t√≠nhamos um dia… Vou comemorar porque a Geografia √© simplesmente O M√ĀXIMO!!! Beijos amig√£o.

  18. Fala professor, muito bom o seu blog, ajudou bastante a entender a matéria dada em sala pela cris, agora meu acesso no blog será cotidiano, abraços

  19. Eai professor, o blog est√° absolutamente de parab√©ns. Com certeza est√° facilitando muito o entendimento dos assuntos citados. Falo por mim, mas acredito que toda a galera do 2¬ļ B ciente do site est√° de acordo.

    Um grande abraço !
    Daniel.

  20. hey professor, o blog tá de parabéns!
    Tudo muito bem explicado, me ajudou a entender melhor o conte√ļdo(acho dif√≠cil aquele livro do Magnoli) hahaha
    brigad√£o mesmo!

  21. Sauda√ß√Ķes axezeiras dos mares soteropolitanos, caro colega!
    Já explorei o espaço do blog e o material está ótimo.
    Parabéns pela iniciativa!
    Aproveitando, beijo nas meninas.

    • Que prazer enoooorme ter recebido essa mensagem Tati!
      Saudades muitas dos mares da√≠. Fala pra turma fazer outro encontro daquele no ver√£o que estaremos ‘colados’!
      Obrigado pelo elogio, pois partindo de uma professora de sua competência, sinceramente, fico deveras lisongeado.
      Beijo grande e abraço no figura do Nani.

  22. Caro professor,
    Seu blog está de parabéns! Os textos são excelentes.
    E que tal, para o blog ficar ainda melhor, voc√™ disponibilizar o gabarito das quest√Ķes de vestibulares das √ļltimas p√°ginas do livro did√°tico?
    Seria ótimo para complementar os estudos; afinal, quem quer mais quer Sigma.
    Abraços!

  23. Professor,

    Parabéns pelo blog! Muito bem escrito e explicado.
    No final do ano, um chopp ser√° pouco. Vou comprar logo o engradado de cerveja quando passar l√° para Campinas. Salve nosso Bahia!

    Mais uma vez, o blog est√° excelente!

    Abraços!

    • Valeu Pedro! Agrade√ßo muito suas palavras e se tem duas coisas que tor√ßo muito √© para o Bahia e para meus alunos passarem no vestibular!
      O engradado… hummm… A√≠ voc√™ j√° ser√° maior de idade e me ajudar√° a consum√≠-lo!
      Abraço

Deixe uma resposta