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Para acessar artigo do autor sobre Geografia Escolar publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia da Unicamp/SP – clique aqui

Caros Leitores,

O estudo da geografia é objetivado via cinco conceitos-chave que guardam entre si forte grau de parentesco, pois todos se referem à ação humana modelando a superfície terrestre: espaço, paisagem, região, lugar e território.

O espaço geográfico como conceito maior é tido nos posts deste blog como locus da reprodução das relações sociais de produção, isto é, o espaço da morada do homem, reflexo e condição social, experienciado de diversos modos, rico em simbolismos e campo de lutas, tornando-se cada vez mais multidimensional.


Mostramos nos textos que a tarefa inicial do geógrafo é tornar o conceito maior da disciplina, o espaço, assim como seus outros quatro conceitos-chave, de fácil compreensão, decifrando-os quando se revelam as práticas sociais dos diferentes grupos que nele produzem, circulam, consomem, lutam, sonham, enfim, vivem e fazem a vida caminhar…

A geografia enquanto disciplina estuda a sociedade através da espacialidade das relações sociais e suas territorialidades, assim como as modificações que o homem imprime na natureza, no intuito de modificar a realidade que o cerca pela via de uma maior inserção social.

Portanto, a realidade do conteúdo geográfico transcende a simples visualização do concreto da paisagem. Isso porque, na real concepção atual de Geografia: a) o espaço é indissociável da noção de tempo; b) a visão antropocêntrica da Geografia considera o Homem ser social, o que nos obriga à consideração de todo o conjunto complexo que é a realidade humana, em suas diferentes dimensões: social, econômica, política, cultural, enfim.

Adaptado de CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço: um conceito-chave da geografia. In: CORRÊA, R. L. (e outros orgs.). Geografia: conceitos e temas. 14ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2011 e MONTEIRO, Carlos Augusto Figueiredo. O real e o mítico na paisagem do Grande Sertão. In: MARANDOLA, E.; GRATÃO, L. H. B. (orgs.). Geografia & Literatura: ensaios sobre geograficidade, poética e imaginação. Londrina: EDUEL, 2010.

Imagem do cabeçalho GEOBAU – parte de globo terrestre do Museu da Arte Histórica do castelo Milão de Sforzesco, Itália. Foto: Marcos Brandão em jul 2009.

Matérias sobre redes sociais ligadas ao autor deste blog: Correio Brasiliense em 2011, Correio Brasiliense em 2012 e Jornal Campus da FaCom, UnB.

Os textos desse Blog estão pautados na Lei Federal 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 (Direitos Autorais):

Título II: das obras intelectuais – Capítulo IV (Das Limitações aos Direitos Autorais), Art. 46. inciso III afirma que “Não constitui ofensa aos direitos autorais: a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra”.
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9610.htm

Este Blog atende ao que propõe a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional) que em seu Capítulo II, seção I, Art. 22 afirma que: A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar- lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

260 thoughts on “”

  1. Professor,

    Não estou encontrando os slides que foram passados na aula do segundo ano referentes ao petróleo. Gostaria de saber se serão colocados no blog…Obrigada!

  2. Professor, achei alguns links sobre os “Royalties” em geral e toda essa discussão sobre a Emenda IBSEN, espero que possam te ajudar no blog…

    http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1533143-9356,00-G+RESPONDE+PERGUNTAS+SOBRE+A+DISCUSSAO+DOS+ROYALTIES+DO+PETROLEO.html

    http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1283318-9356,00-ENTENDA+COMO+FUNCIONA+O+PAGAMENTO+DE+ROYALTIES+DO+PETROLEO+NO+BRASIL.html

    http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1400339-5601,00.html

    http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1524313-5601,00.html
    *

  3. marcos , os topicos referentes ao conteudo do segundo ano . sao somente curiosidades e informações a mais , ou realmente são relevantes para nossa primeira avaliação . nao me interprete errado , ja li todos . apenas queria saber se é necessario passar para o meu resumo os seus textos…

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