Vejo muitas questões de fusos horários pela internet, mas achei até agora elas de fácil resolução. Por esse motivo resolvi elaborar e postar algumas questões que trabalho em sala com meus alunos, para testar o conhecimento dos leitores/estudantes e também para vocês não pensarem que fusos horários são tão fáceis quanto parecem.
Clique no mapa para melhor visualisá-lo em outra aba/janela.
Questão 1
Um empresário precisa chegar em Brasília, localizada a 45⁰ Oeste de Greenwich, às 14hs do dia 24/1/2012, horário local, vindo de Roma (15⁰Leste de Greenwich). Para isso, ele fará o percurso de avião, seguindo o sentido Leste – Oeste. Considerando que o tempo de voo contínuo seja de 10hs determine o dia e a hora em que o empresário deverá iniciar o voo para chegar em Brasília no horário preestabelecido.
Soluções das questões:
Questão 1
Questão 2
Questão 3
Calculando, cada fuso (15º) tem 300km
750km/h : 300km = 2,5 fusos serão atravessados em 1 hora pelo avião que saiu de Lisboa. 2,5 fusos x 15º = 37º30’
450km/h : 300km = 1,5 fuso será atravessado em 1 hora pelo avião que saiu de Paris. 1,5 fuso x 15º = 22º30’
Os dois aviões estarão paralelos no ar na longitude 37º30’E, quando o avião que partiu de Lisboa tiver viajado 750km e o que saiu de Paris tiver viajado 450km.
A fórmula da física é a seguinte: Vr = ΔS/ΔT -> 750km – 450km (Vr = Velocidade relativa) = 300km (ΔS)/ΔT -> 300km = 300km/ΔT -> ΔT = 300km/300km -> ΔT = 1h (tempo em que os aviões vão voar para se encontrar paralelos no ar).
Pela lógica pode-se calcular: partindo de Lisboa (0º + 37º30’ ou 2,5 fusos em 1 hora) e partindo de Paris (15ºE + 22º30’ ou 1,5 fuso em 1 hora = 37º30’). Conclusão: o encontro paralelo no ar dos dois aviões é na longitude 37º30’E.
Se é meio-dia em Greenwich, no meridiano 37º30’E serão 14h30min. A hora em que os aviões se encontraram paralelos no ar é 15h30min, pois a viagem até o ponto 37º30’E durou 1 hora.
Quando os dois estão paralelos no ar vão estar atravessando o meridiano 37º30’ de long. E, e também estarão à mesma distância de Moscou ou a 150km desta cidade (45ºE está a 300km de Greenwich, então estando a 37º30’ de Greenwich faltam 7º30’ para Moscou e se 15º = 300km, 7º30’ = 150km).
Questão 4
Viagem 1.300km : 650km/h = 2h para os dois aviões atravessarem cada fuso.
Avião A – em direção a oeste deu a volta na Terra de 75ºW pasando pela LID (Linha de Mudança de Data) até Greenwich 0º = 360º – 75º = 285º : 15º = 19 fusos para Madrid (essa conta também pode ser feita 24h – 5h = 19h, pois 5h é a quantidade de fusos 15º de Nova Iorque a Madri em direção leste).
19h/fusos de 15º x 2h de viagem em cada fuso = 38h de viagem ao todo
20h dia 28/2/12 (hora de Madrid, já que são 15h em NY) + 38h viagem total = 58h 28/2/12 – 48h (2 dias) = 10h dia 1/3 /12
Avião B – 5 fusos para Madrid x 2h de viagem em cada fuso = 10h de viagem total
20h dia 28/2/12 em Madrid + 10h viagem = 30h dia 28/2/12 – 24h = 6h dia 29/2/12.
Ps: não esquecer que 2012 é ano bissexto.
Todas as questões foram elaboradas pelo prof. Marcos Brandão – todos os direitos reservados.
Querido professor, suas questões estão muito bem formuladas, parabéns! Só gostaria de chamar atenção para a abreviação utilizada nas horas, cujo símbolo é h. Obrigada por tudo, um abraço!
Ok. Eu é que agradeço a colaboração!
Esta meio ambíguo a questão 3
Fragmentei o pedido de resposta para facilitar.
e ajudou muito! valeu
Fuso horário se tornou mais difícil depois dessas questões haha mesmo assim, parabéns! as questões estão muito bem formuladas, valeu professor, você é 10, continue sempre assim, vamo que vamo!
Obrigado Guilherme, mas se testarmos questões mais difíceis iremos que iremos acertar qualquer uma que chegar na nossa frente!
Professor, na questão dois a pessoa não deveria chegar 20h30 minutos do dia 28/02/02? Porque olha só:
Está indo em direção Oeste, com espaçamento de 15 fusos, portanto subtrai-se 15 horas, não? Subtrai-se 15 horas e soma-se 5 horas de escala e 16 de viagem, ficando assim apenas mais 6 horas do horário inicial, quando ele chegar em Brasília. Portanto 20h30 do dia 28/02/2002. Me corrija se eu estiver errado, por favor.
Tem total razão Miguel. Tinha calculado a data errada. Obrigado pela correção, afinal vocês é que fazem esse blog!
Professor, a reposta final da questão dois não deveria ser 19h30 do dia 28/2/2002 ? porque o horário do acre em resumo seria: 24h-1h30 = 22h30 27/2/2002, somando – se a duração da viagem ficaria: 22h30+21h = 43h30 – 24h = 19h30 28/2/2002
Larissa,
Observe que 14h 30min – 15h significa que a conta não é -1h 30min, e sim -30min, ou seja, 30min a menos do dia anterior, portanto, 23h 30min do dia 27/02/02 somados com 21h (viagem + escala) = 20h 30min do dia 28/02/02.
Por que tudo tem q ser dificultado? T-T
Espero conseguir fazer essa mágica com os números durante a prova de amanhã XD (momento Harry Potter, mas até fazer magia parece ser mais fácil do que isso)
kkkkk questões muito boas que me tomaram algum tempo (e alguns neoronios) beijocas
;D Aqui, e torcendo…
uma dúvida prof: por que na questão 1 você subtraiu as horas de viagem e na questão 2 você as somou???
Veja que nessa questão a hora que você tem é a do destino, por isso a conta foi feita a partir de Brasília (destino a W) para Roma (partida a E). Depois que descubro a hora que era em Brasília quando o avião saiu de Roma, calculo a hora de Roma e por fim somo o tempo de viagem.
Professor, por que na questão 4 você não somou mais um dia da LID?
Note que não é necessário, pois esse cálculo é para calcular o fuso do destino e este você já tem quando o calcula a partir do fuso de Nova Iorque. O avião que passa pela LID basta você somar as horas de viagem com a hora do destino.
Obigada msm profs pelas questoes…m tomaram mt tempo, mas axo q estou preparada pra prova de hj…hihi
Caro colega, estou sempre consultando suas publicações, elas têm me ajudado bastante nos exercícios de fixação e verificação da aprendizagem.
Obrigada.
Eu é que agradeço a visita e deferência de uma colega de profissão. Fique a vontade para críticas e sugestões Marta.
se no meridiano de greenwich é 14 horas em moscou é que horario
Moscou está a 45ºE de Greenwich, portanto se são 14h em Greenwich serão 17h em Moscou.
Professor! Você é muito inteligente, e suas questões estão muito bem elaboradas. Entretanto, estão mais ligadas a matemática, do que de fato geografia.
Obrigado Fernanda, mas, nessas questões, a ligação maior até que a matemática está com a física e quanto a isso acho ótimo, pois tocamos na chamada interdisciplinaridade tão cobrada nos diversos concursos vestibulares.
Olá, professor! Estava fazendo as questões e surgiu uma dúvida… Na questão 4, ao calcular o avião A, preciso de aumentar um dia ao passar pela LID? Pois nos meus cálculos ele chegaria, sem o tempo de viagem às 20h do dia 27/02, e não 28/02. Então fiquei imaginando que pode ter alguma coisa a ver com a LID. Desde já agradeço (:
Oi Ana!
Não é preciso aumentar o dia, pois você já calculou a hora de Madrid a partir da hora de Nova Iorque. Aí é só calcular o tempo de viagem do avião A e somar com a hora de destino (Madrid) que você terá a resposta certa!
Professor, não entendi N A D A da questão 3!!!!!!!!!!!! Como assim 750 km/h : 300 km?? nao teria que ser o contrário por causa da fórmula v= delta s / delta t
Luiza,
è que as resoluções foram feitas também por lógica. A fórmula da física é a seguinte: Vr = ΔS/ΔT -> 750km – 450km (Vr = Velocidade relativa) = 300km (ΔS)/ΔT -> 300km = 300km/ΔT -> ΔT = 300km/300km -> ΔT = 1h (tempo em que os aviões vão voar para se encontrar paralelos no ar).
Professor, na questão dois você somou 150 + 75 = 225. Não deveria ser 150 + 60, pois o Acre está no terceiro fuso?
O Acre passou a ser terceiro fuso em 2008. Em 2002, o Brasil tinha 4 fusos e o Acre e um pedaço do Amazonas faziam parte do fuso 75ºW.