Questões de Fusos Horários

Vejo muitas questões de fusos horários pela internet, mas achei até agora elas de fácil resolução. Por esse motivo resolvi elaborar e postar algumas questões que trabalho em sala com meus alunos, para testar o conhecimento dos leitores/estudantes e também para vocês não pensarem que fusos horários são tão fáceis quanto parecem.

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Questão 1 

Um empresário precisa chegar em Brasília, localizada a 45⁰ Oeste de Greenwich, às 14hs do dia 24/1/2012, horário local, vindo de Roma (15⁰Leste de Greenwich). Para isso, ele fará o percurso de avião, seguindo o sentido Leste – Oeste. Considerando que o tempo de vôo contínuo seja de 10hs determine o dia e a hora em que o empresário deverá iniciar o vôo para chegar em Brasília no horário preestabelecido.

Questão 2
Se uma pessoa sair da Austrália (150º E de Greenwich) em direção ao Brasil às 14h e 30min do dia 28 de fevereiro de 2002 em um vôo com duração de 16hs e escala de 5hs, a que dia e hora esta pessoa aterrissará no extremo ocidente do Estado do Acre?
Questão 3 
Dois aviões descolam ao mesmo tempo na direção Leste ao meio-dia de Greenwich. Um sai de Lisboa (Meridiano de Greenwich), outro de Paris (long. 15º E). O avião a jato que partiu de Lisboa viaja a uma velocidade de 750 km/hora. O que saiu de Paris, de pequeno porte, devido a ventos desfavoráveis, voa a uma velocidade de apenas 450 km/hora. Levando-se em consideração que na latitude em que voam os dois avões, as distâncias longitudinais de Lisboa a Paris é de 300km e de Paris a Moscou é de 600km, responda considerando a incidência perpendicular do sol: quando eles se encontram paralelos no ar, qual a hora e a distância em graus de cada avião em relação a Greenwich, qual dos dois se encontra mais próximo de Moscou (long. 45º E) e qual a distância que falta em quilômetros até a capital russa.
Questão 4
Dois aviões A e B, ambos sem escala/conexão partem simultaneamente de Nova Iorque às 15h do dia 28 de fevereiro de 2012. Viajam no mesmo paralelo desta cidade, mas em direções opostas a uma velocidade de 650km/h. O avião A parte em direção oeste e o avião B em direção leste. Levando-se em consideração que a cidade de Nova Iorque está na coordenada 40ºN, 75ºW e a distância entre cada meridiano nessa latitude é de 1.300km, responda a que horas cada avião chegou em Madrid que tem as coordenadas 40ºN e está situada na faixa longitudinal do Meridiano de Greenwich.

Soluções das questões:

Questão 1

45º + 15º = 60º : 15 = 4 fusos
Chegada 14h dia 24/01/12 em BSB
10 horas de viagem 
14h – 10h de viagem = 4 h do dia 24/01/12 (hora de BSB) + 4 fusos que separam as duas cidades
Resposta = 8h do dia 24/01/12

Questão 2

150ºE + 75ºW (fuso do Acre em 2002 antes da lei 11.662 de 2008 que mudou os fusos do Brasil. Desde 2008, o Brasil passou a ter 3 fusos e o Acre encontra-se no fuso 60ºW) =
225º : 15 = 15 fusos
14h 30min 28/02/02 – 15h = -30min do dia 28/02/02 – 24h (dia) = 23h 30min 27/02/02  (hora do Acre) 
23h 30min 27/02/02 + 16h de viagem + 5h escala = 20h 30min do dia 28/02/02.

Questão 3

Calculando, cada fuso (15º) tem 300km

750km/h : 300km = 2,5 fusos serão atravessados em 1 hora pelo avião que saiu de Lisboa. 2,5 fusos x 15º = 37º30’

450km/h : 300km = 1,5 fuso será atravessado em 1 hora pelo avião que saiu de Paris. 1,5 fuso x 15º = 22º30’

Os dois aviões estarão paralelos no ar na longitude 37º30’E, quando o avião que partiu de Lisboa tiver viajado 750km e o que saiu de Paris tiver viajado 450km.

A fórmula da física é a seguinte: Vr = ΔS/ΔT -> 750km – 450km (Vr = Velocidade relativa) = 300km (ΔS)/ΔT -> 300km = 300km/ΔT -> ΔT = 300km/300km -> ΔT = 1h (tempo em que os aviões vão voar para se encontrar paralelos no ar). 

 Pela lógica pode-se calcular: partindo de Lisboa (0º + 37º30’ ou 2,5 fusos em 1 hora) e partindo de Paris (15ºE + 22º30’ ou 1,5 fuso em 1 hora = 37º30’). Conclusão: o encontro paralelo no ar dos dois aviões é na longitude 37º30’E.

Se é meio-dia em Greenwich, no meridiano 37º30’E serão 14h30min. A hora em que os aviões se encontraram paralelos no ar é 15h30min, pois a viagem até o ponto 37º30’E durou 1 hora.

Quando os dois estão paralelos no ar vão estar atravessando o meridiano 37º30’ de long. E, e também estarão à mesma distância de Moscou ou a 150km desta cidade (45ºE está a 300km de Greenwich, então estando a 37º30’ de Greenwich faltam 7º30’ para Moscou e se 15º = 300km, 7º30’ = 150km).

Questão 4

Viagem 1.300km : 650km/h = 2h para os dois aviões atravessarem cada fuso.

Avião A – em direção a oeste deu a volta na Terra de 75ºW pasando pela LID (Linha de Mudança de Data) até Greenwich 0º = 360º – 75º = 285º : 15º = 19 fusos para Madrid (essa conta também pode ser feita 24h – 5h = 19h, pois 5h é a quantidade de fusos 15º de Nova Iorque a Madri em direção leste).

 19h/fusos de 15º x 2h de viagem em cada fuso = 38h de viagem ao todo

20h dia 28/2/12 (hora de Madrid, já que são 15h em NY) + 38h viagem total = 58h 28/2/12 – 48h (2 dias)  = 10h dia 1/3 /12

Avião B – 5 fusos para Madrid x 2h de viagem em cada fuso = 10h de viagem total

20h dia 28/2/12 em Madrid + 10h viagem = 30h dia 28/2/12 – 24h = 6h dia 29/2/12.

Ps: não esquecer que 2012 é ano bissexto.

Todas as questões foram elaboradas pelo prof. Marcos Brandão – todos os direitos reservados.

30 thoughts on “Questões de Fusos Horários

  1. Querido professor, suas questões estão muito bem formuladas, parabéns! Só gostaria de chamar atenção para a abreviação utilizada nas horas, cujo símbolo é h. Obrigada por tudo, um abraço!

  2. Fuso horário se tornou mais difícil depois dessas questões haha mesmo assim, parabéns! as questões estão muito bem formuladas, valeu professor, você é 10, continue sempre assim, vamo que vamo!

  3. Professor, na questão dois a pessoa não deveria chegar 20h30 minutos do dia 28/02/02? Porque olha só:
    Está indo em direção Oeste, com espaçamento de 15 fusos, portanto subtrai-se 15 horas, não? Subtrai-se 15 horas e soma-se 5 horas de escala e 16 de viagem, ficando assim apenas mais 6 horas do horário inicial, quando ele chegar em Brasília. Portanto 20h30 do dia 28/02/2002. Me corrija se eu estiver errado, por favor.

  4. Professor, a reposta final da questão dois não deveria ser 19h30 do dia 28/2/2002 ? porque o horário do acre em resumo seria: 24h-1h30 = 22h30 27/2/2002, somando – se a duração da viagem ficaria: 22h30+21h = 43h30 – 24h = 19h30 28/2/2002

    • Larissa,
      Observe que 14h 30min – 15h significa que a conta não é -1h 30min, e sim -30min, ou seja, 30min a menos do dia anterior, portanto, 23h 30min do dia 27/02/02 somados com 21h (viagem + escala) = 20h 30min do dia 28/02/02.

  5. Por que tudo tem q ser dificultado? T-T
    Espero conseguir fazer essa mágica com os números durante a prova de amanhã XD (momento Harry Potter, mas até fazer magia parece ser mais fácil do que isso)
    kkkkk questões muito boas que me tomaram algum tempo (e alguns neoronios) beijocas

    • Veja que nessa questão a hora que você tem é a do destino, por isso a conta foi feita a partir de Brasília (destino a W) para Roma (partida a E). Depois que descubro a hora que era em Brasília quando o avião saiu de Roma, calculo a hora de Roma e por fim somo o tempo de viagem.

    • Note que não é necessário, pois esse cálculo é para calcular o fuso do destino e este você já tem quando o calcula a partir do fuso de Nova Iorque. O avião que passa pela LID basta você somar as horas de viagem com a hora do destino.

  6. Caro colega, estou sempre consultando suas publicações, elas têm me ajudado bastante nos exercícios de fixação e verificação da aprendizagem.
    Obrigada.

  7. Professor! Você é muito inteligente, e suas questões estão muito bem elaboradas. Entretanto, estão mais ligadas a matemática, do que de fato geografia.

    • Obrigado Fernanda, mas, nessas questões, a ligação maior até que a matemática está com a física e quanto a isso acho ótimo, pois tocamos na chamada interdisciplinaridade tão cobrada nos diversos concursos vestibulares.

  8. Olá, professor! Estava fazendo as questões e surgiu uma dúvida… Na questão 4, ao calcular o avião A, preciso de aumentar um dia ao passar pela LID? Pois nos meus cálculos ele chegaria, sem o tempo de viagem às 20h do dia 27/02, e não 28/02. Então fiquei imaginando que pode ter alguma coisa a ver com a LID. Desde já agradeço (:

    • Oi Ana!
      Não é preciso aumentar o dia, pois você já calculou a hora de Madrid a partir da hora de Nova Iorque. Aí é só calcular o tempo de viagem do avião A e somar com a hora de destino (Madrid) que você terá a resposta certa!

  9. Professor, não entendi N A D A da questão 3!!!!!!!!!!!! Como assim 750 km/h : 300 km?? nao teria que ser o contrário por causa da fórmula v= delta s / delta t

    • Luiza,
      è que as resoluções foram feitas também por lógica. A fórmula da física é a seguinte: Vr = ΔS/ΔT -> 750km – 450km (Vr = Velocidade relativa) = 300km (ΔS)/ΔT -> 300km = 300km/ΔT -> ΔT = 300km/300km -> ΔT = 1h (tempo em que os aviões vão voar para se encontrar paralelos no ar).

    • O Acre passou a ser terceiro fuso em 2008. Em 2002, o Brasil tinha 4 fusos e o Acre e um pedaço do Amazonas faziam parte do fuso 75ºW.

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