Esse site é mantido gratuitamente, mas se você aprecia a qualidade do conteúdo pode contribuir com qualquer valor pelo pix marcos.bau@gmail.com
Para adquirir um dos livros do administrador, em formato e-book Kindle, clique na imagem de capa.
Para acessar artigo do autor sobre Geografia Escolar publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia da Unicamp/SP – clique aqui
Caros Leitores,
O estudo da geografia é objetivado via cinco conceitos-chave que guardam entre si forte grau de parentesco, pois todos se referem à ação humana modelando a superfície terrestre: espaço, paisagem, região, lugar e território.
O espaço geográfico como conceito maior é tido nos posts deste blog como locus da reprodução das relações sociais de produção, isto é, o espaço da morada do homem, reflexo e condição social, experienciado de diversos modos, rico em simbolismos e campo de lutas, tornando-se cada vez mais multidimensional.
Mostramos nos textos que a tarefa inicial do geógrafo é tornar o conceito maior da disciplina, o espaço, assim como seus outros quatro conceitos-chave, de fácil compreensão, decifrando-os quando se revelam as práticas sociais dos diferentes grupos que nele produzem, circulam, consomem, lutam, sonham, enfim, vivem e fazem a vida caminhar…
A geografia enquanto disciplina estuda a sociedade através da espacialidade das relações sociais e suas territorialidades, assim como as modificações que o homem imprime na natureza, no intuito de modificar a realidade que o cerca pela via de uma maior inserção social.
Portanto, a realidade do conteúdo geográfico transcende a simples visualização do concreto da paisagem. Isso porque, na real concepção atual de Geografia: a) o espaço é indissociável da noção de tempo; b) a visão antropocêntrica da Geografia considera o Homem ser social, o que nos obriga à consideração de todo o conjunto complexo que é a realidade humana, em suas diferentes dimensões: social, econômica, política, cultural, enfim.
Adaptado de CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço: um conceito-chave da geografia. In: CORRÊA, R. L. (e outros orgs.). Geografia: conceitos e temas. 14ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2011 e MONTEIRO, Carlos Augusto Figueiredo. O real e o mítico na paisagem do Grande Sertão. In: MARANDOLA, E.; GRATÃO, L. H. B. (orgs.). Geografia & Literatura: ensaios sobre geograficidade, poética e imaginação. Londrina: EDUEL, 2010.
Imagem do cabeçalho GEOBAU – parte de globo terrestre do Museu da Arte Histórica do castelo Milão de Sforzesco, Itália. Foto: Marcos Brandão em jul 2009.
Matérias sobre redes sociais ligadas ao autor deste blog: Correio Brasiliense em 2011, Correio Brasiliense em 2012 e Jornal Campus da FaCom, UnB.
Os textos desse Blog estão pautados na Lei Federal 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 (Direitos Autorais):
Título II: das obras intelectuais – Capítulo IV (Das Limitações aos Direitos Autorais), Art. 46. inciso III afirma que “Não constitui ofensa aos direitos autorais: a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra”.
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9610.htm
Professor,
Não estou encontrando os slides que foram passados na aula do segundo ano referentes ao petróleo. Gostaria de saber se serão colocados no blog…Obrigada!
Estão aqui http://marcosbau.wordpress.com/geobrasil-2/historico-do-petroleo-foco-no-brasil/
Qualquer coisa é só mandar uma mensagem!
Professor, achei alguns links sobre os “Royalties” em geral e toda essa discussão sobre a Emenda IBSEN, espero que possam te ajudar no blog…
http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1533143-9356,00-G+RESPONDE+PERGUNTAS+SOBRE+A+DISCUSSAO+DOS+ROYALTIES+DO+PETROLEO.html
http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1283318-9356,00-ENTENDA+COMO+FUNCIONA+O+PAGAMENTO+DE+ROYALTIES+DO+PETROLEO+NO+BRASIL.html
http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1400339-5601,00.html
http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1524313-5601,00.html
*
Valeu muito pela colaboração Daniel. Gosto muito dos gráficos do portal G1, inclusive no texto “Entenda o Pré-Sal”, a parte dos royalties retirei a figura de lá!
Professor, parabéns pelo seu ”poder” de síntese. excelentes os textos!
Valeu Felipe! Agradecerei também em sala!!!
Bom, muito bom esse blog! Perfeito!!!
marcos , os topicos referentes ao conteudo do segundo ano . sao somente curiosidades e informações a mais , ou realmente são relevantes para nossa primeira avaliação . nao me interprete errado , ja li todos . apenas queria saber se é necessario passar para o meu resumo os seus textos…
Bom que você leu os textos. Fico feliz com isso!
Quanto aos tópicos, são relevantes pois a ideia é introduzir a atualização do livro didático e só através de ferramenta como essa conseguimos essa finalidade.
Para a primeira avaliação do Sigma, por exemplo, cai o texto sobre o Pré-Sal (http://marcosbau.wordpress.com/geobrasil-2/entenda-o-pre-sal/)
A medida que for cobrado os conteúdos avisarei em sala.
Abç