Esse site é mantido gratuitamente, mas se você aprecia a qualidade do conteúdo pode contribuir com qualquer valor pelo pix marcos.bau@gmail.com

Para adquirir um dos livros do administrador, em formato e-book Kindle, clique na imagem de capa.

Para acessar artigo do autor sobre Geografia Escolar publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia da Unicamp/SP – clique aqui

Caros Leitores,

O estudo da geografia é objetivado via cinco conceitos-chave que guardam entre si forte grau de parentesco, pois todos se referem à ação humana modelando a superfície terrestre: espaço, paisagem, região, lugar e território.

O espaço geográfico como conceito maior é tido nos posts deste blog como locus da reprodução das relações sociais de produção, isto é, o espaço da morada do homem, reflexo e condição social, experienciado de diversos modos, rico em simbolismos e campo de lutas, tornando-se cada vez mais multidimensional.


Mostramos nos textos que a tarefa inicial do geógrafo é tornar o conceito maior da disciplina, o espaço, assim como seus outros quatro conceitos-chave, de fácil compreensão, decifrando-os quando se revelam as práticas sociais dos diferentes grupos que nele produzem, circulam, consomem, lutam, sonham, enfim, vivem e fazem a vida caminhar…

A geografia enquanto disciplina estuda a sociedade através da espacialidade das relações sociais e suas territorialidades, assim como as modificações que o homem imprime na natureza, no intuito de modificar a realidade que o cerca pela via de uma maior inserção social.

Portanto, a realidade do conteúdo geográfico transcende a simples visualização do concreto da paisagem. Isso porque, na real concepção atual de Geografia: a) o espaço é indissociável da noção de tempo; b) a visão antropocêntrica da Geografia considera o Homem ser social, o que nos obriga à consideração de todo o conjunto complexo que é a realidade humana, em suas diferentes dimensões: social, econômica, política, cultural, enfim.

Adaptado de CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço: um conceito-chave da geografia. In: CORRÊA, R. L. (e outros orgs.). Geografia: conceitos e temas. 14ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2011 e MONTEIRO, Carlos Augusto Figueiredo. O real e o mítico na paisagem do Grande Sertão. In: MARANDOLA, E.; GRATÃO, L. H. B. (orgs.). Geografia & Literatura: ensaios sobre geograficidade, poética e imaginação. Londrina: EDUEL, 2010.

Imagem do cabeçalho GEOBAU – parte de globo terrestre do Museu da Arte Histórica do castelo Milão de Sforzesco, Itália. Foto: Marcos Brandão em jul 2009.

Matérias sobre redes sociais ligadas ao autor deste blog: Correio Brasiliense em 2011, Correio Brasiliense em 2012 e Jornal Campus da FaCom, UnB.

Os textos desse Blog estão pautados na Lei Federal 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 (Direitos Autorais):

Título II: das obras intelectuais – Capítulo IV (Das Limitações aos Direitos Autorais), Art. 46. inciso III afirma que “Não constitui ofensa aos direitos autorais: a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra”.
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9610.htm

Este Blog atende ao que propõe a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional) que em seu Capítulo II, seção I, Art. 22 afirma que: A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar- lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

260 thoughts on “”

  1. Nossa, professor, vc está de parabéns!!! Valeu o esforço, pois tah me ajudando bstante, viu? Espero q esteja gostando dos recadinhos dos alunos da Cris, pois eu tbm sou!!!hihi

  2. Oi baianinho! Não te falei que meus alunos queridos e muito carinhosos iriram prestigiar o seu trabalho? Continue firme pois, quando eles estiverem com você no 3º ano, verá o fruto do nosso trabalho. Seu trabalho está me auxiliando demais e os alunos aproveitando bastante. Espero que o estímulo seja suficiente para recompor suas energias para um trabalho cada vez mais primoroso. Parabéns amigão! Toda sorte e oportunidade do mundo para você!

    1. Minha querida Cris,
      Nem tenho palavras para te agradecer a força que tem me dado! Me sinto muito bem em trabalhar contigo e fico feliz da vida em dar aula a ex-alunos seus, pois eles já chegam prontos no 3º ano!
      Todas as mensagens respondi aos seus alunos, mas agradece a eles por mim e não se preocupa que continuarei trabalhando para melhorar cada vez mais nosso trabalho.
      Parabéns pelos adoráveis alunos. Seu sucesso no Sigma não é a toa e te parafraseio na última frase afirmando que toda sorte e oportunidade do mundo para nós!

Deixe uma resposta