Esse site é mantido gratuitamente, mas se você aprecia a qualidade do conteúdo pode contribuir com qualquer valor pelo pix marcos.bau@gmail.com
Para adquirir um dos livros do administrador, em formato e-book Kindle, clique na imagem de capa.
Para acessar artigo do autor sobre Geografia Escolar publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia da Unicamp/SP – clique aqui
Caros Leitores,
O estudo da geografia é objetivado via cinco conceitos-chave que guardam entre si forte grau de parentesco, pois todos se referem à ação humana modelando a superfície terrestre: espaço, paisagem, região, lugar e território.
O espaço geográfico como conceito maior é tido nos posts deste blog como locus da reprodução das relações sociais de produção, isto é, o espaço da morada do homem, reflexo e condição social, experienciado de diversos modos, rico em simbolismos e campo de lutas, tornando-se cada vez mais multidimensional.
Mostramos nos textos que a tarefa inicial do geógrafo é tornar o conceito maior da disciplina, o espaço, assim como seus outros quatro conceitos-chave, de fácil compreensão, decifrando-os quando se revelam as práticas sociais dos diferentes grupos que nele produzem, circulam, consomem, lutam, sonham, enfim, vivem e fazem a vida caminhar…
A geografia enquanto disciplina estuda a sociedade através da espacialidade das relações sociais e suas territorialidades, assim como as modificações que o homem imprime na natureza, no intuito de modificar a realidade que o cerca pela via de uma maior inserção social.
Portanto, a realidade do conteúdo geográfico transcende a simples visualização do concreto da paisagem. Isso porque, na real concepção atual de Geografia: a) o espaço é indissociável da noção de tempo; b) a visão antropocêntrica da Geografia considera o Homem ser social, o que nos obriga à consideração de todo o conjunto complexo que é a realidade humana, em suas diferentes dimensões: social, econômica, política, cultural, enfim.
Adaptado de CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço: um conceito-chave da geografia. In: CORRÊA, R. L. (e outros orgs.). Geografia: conceitos e temas. 14ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2011 e MONTEIRO, Carlos Augusto Figueiredo. O real e o mítico na paisagem do Grande Sertão. In: MARANDOLA, E.; GRATÃO, L. H. B. (orgs.). Geografia & Literatura: ensaios sobre geograficidade, poética e imaginação. Londrina: EDUEL, 2010.
Imagem do cabeçalho GEOBAU – parte de globo terrestre do Museu da Arte Histórica do castelo Milão de Sforzesco, Itália. Foto: Marcos Brandão em jul 2009.
Matérias sobre redes sociais ligadas ao autor deste blog: Correio Brasiliense em 2011, Correio Brasiliense em 2012 e Jornal Campus da FaCom, UnB.
Os textos desse Blog estão pautados na Lei Federal 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 (Direitos Autorais):
Título II: das obras intelectuais – Capítulo IV (Das Limitações aos Direitos Autorais), Art. 46. inciso III afirma que “Não constitui ofensa aos direitos autorais: a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra”.
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9610.htm
Nossa, professor, vc está de parabéns!!! Valeu o esforço, pois tah me ajudando bstante, viu? Espero q esteja gostando dos recadinhos dos alunos da Cris, pois eu tbm sou!!!hihi
Adoro os recadinhos 😀 Fico feliz que esteja te ajudando Isabela!
Nossa, fiquei impressionada com o capricho e as informações, parabéns mesmo, a Cris estava certa, está um show!
Também fico impressionado com suas palavras Cynthia, obrigado mesmo!
Professor, parabéns pelo blog! Está excelente! Ajudou bastante.
Sou aluna da professora Cris, do 1º A.
Eu é que agradeço Cintia e fico feliz em tê-la ajudado!
Oi baianinho! Não te falei que meus alunos queridos e muito carinhosos iriram prestigiar o seu trabalho? Continue firme pois, quando eles estiverem com você no 3º ano, verá o fruto do nosso trabalho. Seu trabalho está me auxiliando demais e os alunos aproveitando bastante. Espero que o estímulo seja suficiente para recompor suas energias para um trabalho cada vez mais primoroso. Parabéns amigão! Toda sorte e oportunidade do mundo para você!
Minha querida Cris,
Nem tenho palavras para te agradecer a força que tem me dado! Me sinto muito bem em trabalhar contigo e fico feliz da vida em dar aula a ex-alunos seus, pois eles já chegam prontos no 3º ano!
Todas as mensagens respondi aos seus alunos, mas agradece a eles por mim e não se preocupa que continuarei trabalhando para melhorar cada vez mais nosso trabalho.
Parabéns pelos adoráveis alunos. Seu sucesso no Sigma não é a toa e te parafraseio na última frase afirmando que toda sorte e oportunidade do mundo para nós!
Puxa! Estou sem palavras! A Cris tinha razão: vale muito a pena vir aqui. Parabéns! E muito obrigada pela ajuda!
Eu é que agradeço Fabiane! Volte mais vezes! 🙂