Esse site é mantido gratuitamente, mas se você aprecia a qualidade do conteúdo pode contribuir com qualquer valor pelo pix marcos.bau@gmail.com
Para adquirir um dos livros do administrador, em formato e-book Kindle, clique na imagem de capa.
Para acessar artigo do autor sobre Geografia Escolar publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia da Unicamp/SP – clique aqui
Caros Leitores,
O estudo da geografia é objetivado via cinco conceitos-chave que guardam entre si forte grau de parentesco, pois todos se referem à ação humana modelando a superfície terrestre: espaço, paisagem, região, lugar e território.
O espaço geográfico como conceito maior é tido nos posts deste blog como locus da reprodução das relações sociais de produção, isto é, o espaço da morada do homem, reflexo e condição social, experienciado de diversos modos, rico em simbolismos e campo de lutas, tornando-se cada vez mais multidimensional.
Mostramos nos textos que a tarefa inicial do geógrafo é tornar o conceito maior da disciplina, o espaço, assim como seus outros quatro conceitos-chave, de fácil compreensão, decifrando-os quando se revelam as práticas sociais dos diferentes grupos que nele produzem, circulam, consomem, lutam, sonham, enfim, vivem e fazem a vida caminhar…
A geografia enquanto disciplina estuda a sociedade através da espacialidade das relações sociais e suas territorialidades, assim como as modificações que o homem imprime na natureza, no intuito de modificar a realidade que o cerca pela via de uma maior inserção social.
Portanto, a realidade do conteúdo geográfico transcende a simples visualização do concreto da paisagem. Isso porque, na real concepção atual de Geografia: a) o espaço é indissociável da noção de tempo; b) a visão antropocêntrica da Geografia considera o Homem ser social, o que nos obriga à consideração de todo o conjunto complexo que é a realidade humana, em suas diferentes dimensões: social, econômica, política, cultural, enfim.
Adaptado de CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço: um conceito-chave da geografia. In: CORRÊA, R. L. (e outros orgs.). Geografia: conceitos e temas. 14ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2011 e MONTEIRO, Carlos Augusto Figueiredo. O real e o mítico na paisagem do Grande Sertão. In: MARANDOLA, E.; GRATÃO, L. H. B. (orgs.). Geografia & Literatura: ensaios sobre geograficidade, poética e imaginação. Londrina: EDUEL, 2010.
Imagem do cabeçalho GEOBAU – parte de globo terrestre do Museu da Arte Histórica do castelo Milão de Sforzesco, Itália. Foto: Marcos Brandão em jul 2009.
Matérias sobre redes sociais ligadas ao autor deste blog: Correio Brasiliense em 2011, Correio Brasiliense em 2012 e Jornal Campus da FaCom, UnB.
Os textos desse Blog estão pautados na Lei Federal 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 (Direitos Autorais):
Título II: das obras intelectuais – Capítulo IV (Das Limitações aos Direitos Autorais), Art. 46. inciso III afirma que “Não constitui ofensa aos direitos autorais: a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra”.
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9610.htm
Professor, percebe-se que o senhor tem como ofício algo de que realmente gosta e em que está sempre se esforçando para tornar-se melhor. Agradeço em nome de todos os alunos que este blog visitam e que as suas aulas assistam. Afirmo que o maior ganho é o do senhor, porque está sendo capaz de evoluir seus conhecimentos, auxiliar centenas de pessoas… e ainda ganhar dinheiro com isso… hahaha Parabéns pelo capricho e pela dedicação. Até mais.
Obrigado de coração pelas suas palavras Bianca.
Você tem razão quando afirma que gosto do que faço e que tenho o objetivo de ajudar meus alunos (e outros alunos que aqui visitam e não são meus), pois com eles aprendo a cada dia mais e as publicações daqui me “obrigam” a estar sempre atualizado nas minhas aulas. Realmente é um ganho muito grande das duas partes (docente/discente).
Quanto ao assunto dinheiro com o blog… hahaha! A gargalhada é grande e inversamente proporcional aos ganhos, pois acredite que não recebo nada por isso. O que me faz postar cada vez mais é a satisfação de ajudar, ver vocês crescendo criticamente a cada dia e, muitas vezes, escrevendo aqui parágrafos como esse que me faz emocionar e sentir que está valendo a pena!
Até mais e agradeça a todos os seus colegas “que este blog visitam e que as [minhas] aulas assistem”.
seu site tá ótimo professor, muito bem organizado. Queria que todos os professores seguissem seu exemplo pois o livro não trata os assuntos principais da prova com tanta profundidade como este site. Acredito que todos do 2º B agradecem a sua iniciativa. Valeu Brandão!!
Eu é que agradeço Artur, e lembre-se que não quero que vocês façam só uma boa prova da escola, mas também do PAS, ENEM e vestibular.
Professor,
voce poderia me falar quais são os topicos mais importantes do capitulo 14 pra prova discursiva do 2ano? porque são muitos detalhes.
obrigada
Obaaa! AULA DO MARCOS BRANDÃO!! 😀
Nós te amamos professor esse blog nos ajuda muito!
Me emociono com vocês! Obrigado! 😀
PARABÉNS e obrigado. Excelente site e valeu a dedicação!!
Eu é que agradeço o elogio e a visita Luís!
A dedicação é por gostar de estudar e ministrar aulas de geografia, além de ajudar cada vez mais os alunos.
Volta sempre que precisar!