Esse site é mantido gratuitamente, mas se você aprecia a qualidade do conteúdo pode contribuir com qualquer valor pelo pix marcos.bau@gmail.com
Para adquirir um dos livros do administrador, em formato e-book Kindle, clique na imagem de capa.
Para acessar artigo do autor sobre Geografia Escolar publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia da Unicamp/SP – clique aqui
Caros Leitores,
O estudo da geografia é objetivado via cinco conceitos-chave que guardam entre si forte grau de parentesco, pois todos se referem à ação humana modelando a superfície terrestre: espaço, paisagem, região, lugar e território.
O espaço geográfico como conceito maior é tido nos posts deste blog como locus da reprodução das relações sociais de produção, isto é, o espaço da morada do homem, reflexo e condição social, experienciado de diversos modos, rico em simbolismos e campo de lutas, tornando-se cada vez mais multidimensional.
Mostramos nos textos que a tarefa inicial do geógrafo é tornar o conceito maior da disciplina, o espaço, assim como seus outros quatro conceitos-chave, de fácil compreensão, decifrando-os quando se revelam as práticas sociais dos diferentes grupos que nele produzem, circulam, consomem, lutam, sonham, enfim, vivem e fazem a vida caminhar…
A geografia enquanto disciplina estuda a sociedade através da espacialidade das relações sociais e suas territorialidades, assim como as modificações que o homem imprime na natureza, no intuito de modificar a realidade que o cerca pela via de uma maior inserção social.
Portanto, a realidade do conteúdo geográfico transcende a simples visualização do concreto da paisagem. Isso porque, na real concepção atual de Geografia: a) o espaço é indissociável da noção de tempo; b) a visão antropocêntrica da Geografia considera o Homem ser social, o que nos obriga à consideração de todo o conjunto complexo que é a realidade humana, em suas diferentes dimensões: social, econômica, política, cultural, enfim.
Adaptado de CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço: um conceito-chave da geografia. In: CORRÊA, R. L. (e outros orgs.). Geografia: conceitos e temas. 14ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2011 e MONTEIRO, Carlos Augusto Figueiredo. O real e o mítico na paisagem do Grande Sertão. In: MARANDOLA, E.; GRATÃO, L. H. B. (orgs.). Geografia & Literatura: ensaios sobre geograficidade, poética e imaginação. Londrina: EDUEL, 2010.
Imagem do cabeçalho GEOBAU – parte de globo terrestre do Museu da Arte Histórica do castelo Milão de Sforzesco, Itália. Foto: Marcos Brandão em jul 2009.
Matérias sobre redes sociais ligadas ao autor deste blog: Correio Brasiliense em 2011, Correio Brasiliense em 2012 e Jornal Campus da FaCom, UnB.
Os textos desse Blog estão pautados na Lei Federal 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 (Direitos Autorais):
Título II: das obras intelectuais – Capítulo IV (Das Limitações aos Direitos Autorais), Art. 46. inciso III afirma que “Não constitui ofensa aos direitos autorais: a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra”.
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9610.htm
Prezado BAU,
O que você tem achado dos recentes escândalos do PT, relativos a quebra de sigilo na receita, a prisão do governador e o caso da ministra da Casa Civil vinculado à Dilma? Não é muito escândalo em uma data próxima à eleição?
Oh meu caro amigo André Palmito. Satisfação encontrá-lo aqui!
Quanto aos escândalos, apesar de estarmos acostumados – independente dos partidos que acontecem -, fico extremamente indignado e externo isso em sala para meus alunos, pois não devemos nunca achar que “é normal” a corrupção, mesmo porque sai do nosso bolso. Pago um montante de imposto que só faz aumentar minha revolta em relação a esses planos de poder político (seja PT/PMDB; PSDB/DEM) sem nenhuma ideologia.
Quanto à eleição 2010 e os escândalos (Verônica Serra, governo do Amapá e Israel, filho de Erenice Guerra) só reflete o plano de poder que o PT planejou e está dando certo. Acredito que mesmo há três semanas da votação, isso não afeta a eleição de Dilma no 1º turno, pois a diferença no último tracking é de 32 pontos de diferença em relação a Serra (isso graças ao Lula fenômeno de aprovação, 79%). Para mudar isso (reforma política ampla, geral e massiva), nem o povo mais pobre, nem a grande maioria da classe média – que é extremamente desinformada – têm a politização necessária para discernir desde as alianças desastrosas, até tais acontecimentos que são apartidários, já que foram similares a acontecimentos em governos anteriores (independente da quantidade comparativa – No colarinho branco, quem rouba um quinhão, rouba um milhão. A diferença desses ladrões está na oportunidade para subtrair do erário).
Espero ter respondido porque como sou do partido da honestidade e da correção, isso dá uma boa discussão.
Abraço
A preocupação é de estarmos voltando no tempo, com planos de governos similares a de Joaquim Roriz e ACM, que se baseiam no populismo, mediante doação de lotes, esmolas, programas pão e leite e bolsa família, no qual nada do que é dito, informado e muitas vezes investigado, atingem ou diminuem a popularidade de tais governos. Ou seja, são tidos como deuses. Não há questionamentos. Um abraço.
vc nasceu em brasília…nossa escola está promovendo uma semana cultural em dezembro …e a nossa equipe tem que encontrar a biografia de um escrito nascido em brasilia…estamos tendo a maior dificuldade em encontrar.. estamos anciosos por sua resposta…caso vc não tenha nascido..conhece algum… desde já agrdeço a atenção.
Obrigado pela visita, e respondendo a sua dúvida…
Não nasci em Brasília Lorena, sou baiano de Salvador/Ba e estou morando na capital federal há 2,5 anos. Por ter pouco tempo aqui não tenho a pessoa que você procura para indicar.
Magina.
Eu que agradeço por ter me ajudado, pois tenho que entregar esse trabalho rapido, tem muitas coisas aqui que no google não tem, ou não se acha corretamente.
O bom que achei o site seu 🙂 hehe
Aproveitando e desculpa o incomodo!
– Qual os riscos ambientais relacionados á Geologia ocorrem somente em virtude de catástrofes que resultam de atividades vulcânicas e terremotos ?
-No Brasil algum dia, estamos sujeitos a eventos catastróficos. Como terremotos devastadores e erupção vulcânicas perigosa ?
Então já que gostou divulga e vota no top blog! As respostas para suas perguntas…
Riscos ambientais relacionados à geologia imediatos à erupção vulcânica estão ligados a degradação do solo.
No Brasil não há possibilidade de catástrofes tectônicas pelo país estar situado no centro-oriental da placa Sul-Americana.
0i Professor .
Gostaria de saber para colocar em meu trabalho, Quais são as consêquencias de um vazamento de um vulcão ?
Agradeço se puder me ajuda o quanto antes. Obrigada !
Olá Jennifer,
Quando falamos em atividade dos vulcões, o mais apropriado é chamar esse ‘vazamento’ de erupção vulcânica.
Quanto às consequências, vai desde tremores de terra no caso de erupções causadas pelo atrito entre placas tectônicas, poluição devido à quantidade de gases emitidos na região afetando populações no entorno regional do vulcão (muitas vezes tendo que ser retirada essa população local), até a interrupção dos voos nos aeroportos (caso recente da Islândia) significando um prejuízo de milhões de dólares para as companhias e atividades diretamente (e indiretamente) ligadas a esse tipo de transporte.
Espero ter ajudado tão rápido como você pediu!
Agradeço a visita.
risco de morte devido o calor emitido pela fumaça e pela lava;
4 –
Professor, onde ficam os gabaritos das provas?