Geografia do filme Caminho da Liberdade

Esse site é mantido gratuitamente, mas se você aprecia a qualidade do conteúdo pode contribuir com qualquer valor pelo pix marcos.bau@gmail.com



O filme mostra a fuga de sete prisioneiros do Gulag soviético situado na cidade de Ulst-Kut na Sibéria. A fuga se encerra em território indiano – país que apesar de ter lutado ao lado dos britânicos na Segunda Guerra (1939/1945), por ter sido colônia britânica até depois da guerra, exerceu contraditória neutralidade anos depois da sua independência, em agosto de 1947, no interior do Movimento dos Países Não-Alinhados*. Os fugitivos atravessaram andando aproximadamente 6.500km de um território inóspito e marcado pela fome, pelo frio e por locais com falta de ocupação humana peculiares à Sibéria, ao deserto de Gobi na Mongólia e à Cordilheira do Himalaia no Tibete, além de cruzar países que, em 1940, politicamente seguiam o socialismo soviético (caso da Mongólia) ou estavam em instabilidade de guerra interna e luta externa contra o Japão (caso da China) ao lado dos aliados.

*O neutralismo do governo de Nehru – 1947/1964 – foi ativo na liderança da Índia no interior do Movimento dos países Não-Alinhados, mas se mostrava como um movimento contraditório, pois havia o colaboracionismo da Índia com a URSS. O citado movimento se configurou na década de 1950 a partir da Carta de Bandung, que inaugurou um movimento chamado Terceiro Mundismo. Para entender melhor leia post que explica o Terceiro Mundismo aqui.

Gulag – Prisão muito parecida com a desumanidade dos campos de concentração nazista. Inaugurada à época do governo Lenin (1917-1924), passou pelo governo Stalin (1924-1953) e durou até 1956, no governo de Nikita Krushev. Servia como instrumento da ditadura de Lenin e Stalin contra qualquer pessoa que se opusesse ao regime socialista soviético, por mais banal que fosse a acusação. Milhões de pessoas foram presas, torturadas, obrigadas a trabalhos excessivos e passaram fome e frio. As prisões estendiam-se pela Sibéria e Ucrânia e prendiam também pessoas que cometiam outros delitos (roubo, estupro, vadiagem etc).

Veja abaixo trailer do filme…

Leia e observe o mapa abaixo a distância percorrida – se preferir mapeie o parágrafo abaixo no Atlas

Mapeando a geografia do filme The Way Back (Caminho da Liberdade, 2010), da prisão em Ulst-Kut os protagonistas fogem em direção sul para o lago Baikal e chegam até lá ao atravessar os montes de mesmo nome com altitudes entre 1.000 e 2.000 metros, além de temperaturas da aurora boreal que chegam a 40 graus negativos.  Ao sul do Lago Baikal chegam à fronteira da Mongólia e atravessam todo o planalto de mesmo nome do país (altitudes em torno de 1.000 metros) e também o deserto de Gobi, passando ao território chinês bem perto do final da muralha da China (altura da província de Gansu). Andaram ainda para atravessar toda a província chinesa de Qinghai, chegando ao Himalaia pelas montanhas de Nan Shan (entre 4 e 6 mil metros) até chegar ao Tibete* e sua capital Lhasa. Daí foram encaminhados para a Índia. Provavelmente entraram na fronteira indiana que fica entre Butão a oeste e Mianmar a leste.

Atravessaram 4 tipos climáticos: polar, frio de montanha, temperado e tropical; e 5 tipos de vegetação: taiga (floresta de coníferas), vegetação herbácea de transição, vegetação herbácea de montanha, deserto e savana indiana.  

*O Tibete, antes de 1949, era independente. Só em 1950, depois da revolução comunista de Mao Tse Tung (1949), foi anexado ao regime comunista chinês que, por sua vez, se tornou aliado do regime stalinista soviético. A China, durante a II Guerra, lutava contra a invasão japonesa (para essa luta, internamente, houve uma trégua entre o Partido Nacionalista e o Partido Comunista, que disputavam uma guerra civil pela tomada de poder).

A linha vermelha do norte em direção ao sul mostra caminho percorrido pelos fugitivos, que foi descrito no texto.

28 thoughts on “Geografia do filme Caminho da Liberdade”

  1. tai uma das coisas que deveria ser obrigatorias passar uns filmes como este em escolas/ cadeias/reformatorios/fundaçao casa… liçao de obstinidade coragem e principalmente sociedade, cooperaçao convivio e sem a necessidade de um centavo se quer, que pelo visto é o que separa todos os sentimentos dentro de nos esquecido..amei e vou retornar a ver..

  2. esse filme, Caminho da Liberdade e o
    filme Natureza Selvagem foram o filmes
    que mais me impressionaram,
    Fantásticos.
    Na minha opinião mereciam o OSCAR.

    Parabéns pela pesquisa.

  3. Prezado Marcos,
    Sou também professor de Geografia. Leciono no mais antigo estabelecimento de ensino de Osasco, o “Colégio Nossa Senhora da Misericórdia”.
    Quero dar os parabéns sobre sua pesquisa a respeito do filme “The Way Back”(Caminho da Liberdade), EUA/2011.
    Para o público leigo fica um pouco díficil entender a longa trajetória realizada pelos fugitivos saindo da antiga URSS e chegando até a Índia!!!
    O seu texto é bem elucidativo. Além do mais, o desenho da rota que você traçou no mapa da Eurásia , facilita o expectador entender os mais incríveis acidentes geográficos por onde os fugitivos passaram.

    1. Olá Airton,
      Obrigado pelo comentário. Partindo de um colega fico feliz (e lisonjeado) em ter conseguido mapear o caminho dos fugitivos em direção à liberdade.
      Sempre que assisto filmes desse tipo/gênero procuro por onde posso indicar elementos geográficos para meus alunos. Além disso, esse filme me impressionou pela distância percorrida e a perseverança dos prisioneiros para fugir do regime stalinista.
      Tento abrir uma seção de filmes para aulas de geografia aqui no blog, mas você sabe que nessa nossa vida de professor quase moramos na escola que lecionamos…
      Boas aulas geográficas!

Deixe uma resposta