Sobre o autor

Marcos Bau Brandão é um soteropolitano de sotaque forte, que mora em Brasília há mais de uma década. Mestre em Geografia pela UFBA, Especialista em Educação pela FBB, possui Curso de Extensão em Metodologias do Ensino da Geografia pela UNEB e também Curso de Extensão em Geopolítica e Relações Internacionais pela Escola de Altos Estudos Estratégicos e de Geopolítica (CENEGRI). Em Brasília é professor do Colégio Madre Carmen Sallés, da Escola Canadense Maple Bear (Un. Asa Norte), do cursinho AtrioMed/DF e da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal (professor formador da EAPE, a Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais em Educação do DF). Ministrou aulas no Centro Educacional Sigma entre 2008 e 2021; e no pré-vestibular do Único Educacional entre 2018 e 2022; foi Professor d´O Diplomata, Curso de Admissão à Carreira de Diplomata pelo Instituto Rio Branco – CACD entre 2009 e 2013; também foi docente da pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília, entre 2009 e 2011, e fez parte do núcleo docente estruturante da graduação do Instituto de Relações Internacionais O Diplomata. Autor de apostilas de pré vestibulares e pré PAS de instituições do DF, artigos científicos publicados em periódicos do Brasil (ex: UFU, UFBA e Unicamp) e dos livros A geografia antes da Geografia: a Terra, o sapiens e a ciência e Itinerários Formativos no Novo Ensino Médio. Mais detalhes no Currículo Lattes. Escreveu o material didático digital de Geografia (formato para tablete) do Ensino Médio (1ª e 3ª séries) do Centro Educacional Sigma/DF – matéria sobre o material inovador no G1

Em maio de 2013 recebeu o título de Professor Global pela Universidade Católica de Brasília via Instituto de Relações Internacionais.

“Os primeiros quarenta anos de vida nos dão o texto: os trinta seguintes, o comentário.”Schopenhauer

76 thoughts on “Sobre o autor”

  1. Boa tarde professor Marcos, tudo bem?
    Preciso escolher um tema dentro da geografia para um trabalho da matéria Iniciaçao a Pesquisa Científica, esse tema pode ser o futuro tema para o tcc final, você teria alguma sugestão?
    Obrigado e uma ótima Páscoa.
    Sandim

  2. Olá professor,
    Também sou aluno claretiano São José dos Campos, inclusive amigo e parceiro nos trabalhos com a Simone e o José Carlos, que bom conversar com quem entende do assunto, vou pintar por aqui sempre que precisar, ok!
    Obrigado
    Sandim.

  3. Olá professor!

    Gostaria de pedir se você pode me indicar um site sobre cartografia temática, mais precisamente sobre como elaborar uma histograma de frequência, um polígono de frequência e frequência absoluta. Estou com dúvidas e não acho nada para me ajudar a entender melhor a construção.
    Obrigada
    Simone

    1. Olá Simone,
      Apesar de não ser minha alçada certa profundidade na cartografia, veja se os links que indico abaixo ajudam. A internet é uma ferramenta maravilhosa, mas nem sempre se encontra tudo (e muitas vezes encontramos coisas de qualidade duvidosa). Aí temos que recorrer aos livros de especialistas no assunto.

      http://www.inf.pucpcaldas.br/~sonia/download/Unidade%20v18.doc
      http://pt.scribd.com/doc/15595653/118/Histograma
      http://www.editoraferreira.com.br/publique/media/Estat%C3%ADstica_IRB_2006.pdf

      Bom dar uma olhada nos livros:
      MARTINELLI, Marcello. Cartografia Temática: Caderno de Mapas – São Paulo,
      EDUSP, 2003.
      ______. Curso de Cartografia Temática – São Paulo, Contexto, 1991.

  4. Olá professor!

    Sou Simone aluna da Claretiano de SJCampos, meu amigo de curso José Carlos me indicou seu blog, adorei!!!
    Ah, desde já agradeço e aviso que sempre estarei aqui…
    Simone

  5. Muito legal essa página. Achei por acaso quando pesquisava sobre o congressos internacionais (sou aluno do 7º período de História da UFAL) e me surpreendi com o conteúdo. Parabéns Bau pela niciativa, é prova de que existe bom conteúdo para estudos na internet. aBRAÇO.

    1. Olá Emmerson,
      Já estive em encontro nacional de geografia no centro universitário da UFAL* que tem uma estrutura muito boa (gostava até da comida do RU, coisa rara de acontecer! rsrs!)
      Obrigado quanto à surpresa sobre o conteúdo do site (mais ainda por se tratar de um quase-formando). Começou de uma ideia/projeto que sempre acreditei… Levar uma informação de qualidade inclusive e principalmente para quem não tem condição de comprar um livro didático tão caro.
      Abraço.

      *Universidade Federal de Alagoas em http://www.ufal.edu.br/ufal/

Deixe uma resposta