Sobre o autor

Marcos Bau Brandão é um soteropolitano de sotaque forte, que mora em Brasília há mais de uma década. Mestre em Geografia pela UFBA, Especialista em Educação pela FBB, possui Curso de Extensão em Metodologias do Ensino da Geografia pela UNEB e também Curso de Extensão em Geopolítica e Relações Internacionais pela Escola de Altos Estudos Estratégicos e de Geopolítica (CENEGRI). Em Brasília é professor do Colégio Madre Carmen Sallés, da Escola Canadense Maple Bear (Un. Asa Norte), do cursinho AtrioMed/DF e da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal (professor formador da EAPE, a Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais em Educação do DF). Ministrou aulas no Centro Educacional Sigma entre 2008 e 2021; e no pré-vestibular do Único Educacional entre 2018 e 2022; foi Professor d´O Diplomata, Curso de Admissão à Carreira de Diplomata pelo Instituto Rio Branco – CACD entre 2009 e 2013; também foi docente da pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília, entre 2009 e 2011, e fez parte do núcleo docente estruturante da graduação do Instituto de Relações Internacionais O Diplomata. Autor de apostilas de pré vestibulares e pré PAS de instituições do DF, artigos científicos publicados em periódicos do Brasil (ex: UFU, UFBA e Unicamp) e dos livros A geografia antes da Geografia: a Terra, o sapiens e a ciência e Itinerários Formativos no Novo Ensino Médio. Mais detalhes no Currículo Lattes. Escreveu o material didático digital de Geografia (formato para tablete) do Ensino Médio (1ª e 3ª séries) do Centro Educacional Sigma/DF – matéria sobre o material inovador no G1

Em maio de 2013 recebeu o título de Professor Global pela Universidade Católica de Brasília via Instituto de Relações Internacionais.

“Os primeiros quarenta anos de vida nos dão o texto: os trinta seguintes, o comentário.”Schopenhauer

76 thoughts on “Sobre o autor”

  1. Professor estou adorando seu site pelas grandes informacões que vem passando para todos, acho que esse é o papel dos grandes profissionais. Sou mineiro de Barbacena e estou morando no sertão de Alagoas, pois sou professor do Ifal em Piranhas, e suas informacões estão sendo muito uteis para o meu dia a dia e vou recomendar para mais pessoas. Abraco e vou entrar em contato sempre. Parabéns.

  2. Olá,
    Primeiramente gostaria de deixar os meus parabéns pelas excelentes postagens. Como vc é um professor cheio de ideias e estudioso sobre o assunto. Gostaria de saber se pode clarear a minha mente dando uma sugestão de atividade sobre a AMÉRICA LATINA ? Os meus alunos são da ed. infantil e precisão fazer algo para deixar exposto na feira cultural onde trabalho, pórem gostaria de apresentá-los algo que faça sentido para a idade deles. Se vc puder ajudar com uma orientação eu ficarei muito grata. Obrigada, Carolina.

    1. Olá Carolina! De antemão, obrigado pelo elogio!
      Não tenho experiência com educação infantil, mas na escola que trabalho a cadeira do ensino fundamental, com nosso apoio do ensino médio executa um projeto chamado Expo-Brasil, onde os alunos montam estandes para apresentar a cultura, culinária, curiosidades, música, folclore, características políticas, dentre outros aspectos de cada região brasileira.
      Acho que você poderia adaptar tal projeto para a América Latina, assim como à faixa etária dos seus alunos e fazer como fazemos aqui, pois temos o apoio da escola e dos pais que prestigiam desde a montagem e assistem as apresentações de palco das crianças (no nosso projeto, os alunos apresentam o estande e parte da equipe também se apresenta no palco com danças típicas e teatro criado por eles).
      Veja abaixo algumas fotos do projeto em duas das unidades da escola.
      http://marcosbau.com.br/posts-variados/expo-brasil-sigma-2012/ – Unidade Sul
      http://marcosbau.com.br/posts-variados/expo-brasil-2012-asa-sul/ – Unidade Norte

      Espero ter ajudado e torço para que seja um sucesso a feira cultural daí.

  3. Prezado Bau,
    Parabéns por essa belíssima iniciativa e pela promissora carreira que vem construindo em Brasília. Como conterraneo, só me resta dizer que vc orgulha a todos os baianos, especialmente àqueles que tiveram a oportunidade de conhece-lo em início de carreira e sabem do teor do seu caráter e profissionalismo.
    Um grande abraço!

    Luis Requião
    Doutorando em Geografia – UnB

    1. Requião,
      Esse elogio vindo de um colega geógrafo de extrema qualidade e quase Dr., só posso retribuir com a mesma lisura seu caráter e também o profissionalismo que são coincidentes com o que escreveu sobre mim.
      É um orgulho ter a oportunidade de trocar ideias com geógrafos do seu gabarito!
      Quanto ao doutorado, não esqueci… Quando o tempo me permitir tenho a certeza que vou compartilhar dessa sua grande força no processo!
      Abração

  4. Ola Prof. Tudo bom? Sou professor da rede estadual do Paraná. Achei o seu site extremamente válido pois os materiais são ricos em detalhes e prático. Porém gostaria que os textos e mapas fossem disponibilizados para cópia – devidamente creditada a fonte é claro – para que eu pudesse utiliza-los em minhas aulas. Desde ja agradeço a atenção e parabéns pela iniciativa.
    Att. Prof.Mestrando Luiz Santos
    Geografia – Universidade Estadual de Londrina

    1. Olá Luiz,
      Agradeço a deferência no comentário e fico feliz em ter gostado do conteúdo, pois partindo de um colega de profissão só dá mais credibilidade a esse espaço de discussão sobre a geografia.
      Quanto a disponibilizar o material para cópia, peço-lhe desculpas… Desabilitei a cópia depois de passar por vários problemas/desgastes de ter meu conteúdo plagiado (até hoje tenho denúncias em curso).
      Quando uso o site em algumas aulas abro a página em casa que fica gravada no cache do laptop (aí pode ser ligado a um datashow ou tv).
      Cordialmente,

Deixe uma resposta