Sobre o autor

Marcos Bau Brandão é um soteropolitano de sotaque forte, que mora em Brasília há mais de uma década. Mestre em Geografia pela UFBA, Especialista em Educação pela FBB, possui Curso de Extensão em Metodologias do Ensino da Geografia pela UNEB e também Curso de Extensão em Geopolítica e Relações Internacionais pela Escola de Altos Estudos Estratégicos e de Geopolítica (CENEGRI). Em Brasília é professor do Colégio Madre Carmen Sallés, da Escola Canadense Maple Bear (Un. Asa Norte), do cursinho AtrioMed/DF e da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal (professor formador da EAPE, a Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais em Educação do DF). Ministrou aulas no Centro Educacional Sigma entre 2008 e 2021; e no pré-vestibular do Único Educacional entre 2018 e 2022; foi Professor d´O Diplomata, Curso de Admissão à Carreira de Diplomata pelo Instituto Rio Branco – CACD entre 2009 e 2013; também foi docente da pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília, entre 2009 e 2011, e fez parte do núcleo docente estruturante da graduação do Instituto de Relações Internacionais O Diplomata. Autor de apostilas de pré vestibulares e pré PAS de instituições do DF, artigos científicos publicados em periódicos do Brasil (ex: UFU, UFBA e Unicamp) e dos livros A geografia antes da Geografia: a Terra, o sapiens e a ciência e Itinerários Formativos no Novo Ensino Médio. Mais detalhes no Currículo Lattes. Escreveu o material didático digital de Geografia (formato para tablete) do Ensino Médio (1ª e 3ª séries) do Centro Educacional Sigma/DF – matéria sobre o material inovador no G1

Em maio de 2013 recebeu o título de Professor Global pela Universidade Católica de Brasília via Instituto de Relações Internacionais.

“Os primeiros quarenta anos de vida nos dão o texto: os trinta seguintes, o comentário.”Schopenhauer

76 thoughts on “Sobre o autor”

    1. Obrigado Carlos.
      Na verdade esse material ainda está em construção e tenha certeza que dá um imenso trabalho.
      A ideia veio a partir das atualizações do livro didático com minhas inserções em sala através de dados atuais dos jornais, revistas, portais, livros teóricos. Sempre meus alunos pediam os slides que passava nas aulas. Resolvi começar a publicar não só as figuras, mas escolher e adaptar textos para um melhor entendimento do corpo discente. Sem falar que, com isso, socializo material para alunos em geral que não tem condição financeira de comprar o livro didático.
      O intuito é sempre a ajuda de assuntos ligados à ciência geográfica e para isso garimpo diariamente atualizações.

  1. Bom dia.
    Caro coléga, meus alunos me pediram que confeccionasse apostilas, para um melhor andamento das aulas de Geografia, mas, tenho duvidas de como proceder neste caso, se existe alguma lei que me impeça de tal ato.
    Desde já grato
    Lourival

    1. Olá professor e colega Lourival,
      Pauto-me na Lei Federal 9610/98 (Direitos Autorais) que diz o seguinte:

      Capítulo III (Dos Direitos Patrimoniais do Autor e de sua Duração) em seu Art. 29. Depende de autorização prévia e expressa do autor a utilização da obra…
      Capítulo IV (Das Limitações aos Direitos Autorais), Art. 46. inciso III afirm que “Não constitui ofensa aos direitos autorais: a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra”.
      Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9610.htm

      Os livros e revistas (também em meio eletrônico) autorizam a utilização com exigência dos créditos. Portanto, no seu caso, as apostilas encaixam-se nos “fins de estudo”. Contanto que cite a fonte, não há problema algum.
      Espero ter ajudado. Abraço

Deixe uma resposta