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Para acessar artigo do autor sobre Geografia Escolar publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia da Unicamp/SP – clique aqui

Caros Leitores,

O estudo da geografia é objetivado via cinco conceitos-chave que guardam entre si forte grau de parentesco, pois todos se referem à ação humana modelando a superfície terrestre: espaço, paisagem, região, lugar e território.

O espaço geográfico como conceito maior é tido nos posts deste blog como locus da reprodução das relações sociais de produção, isto é, o espaço da morada do homem, reflexo e condição social, experienciado de diversos modos, rico em simbolismos e campo de lutas, tornando-se cada vez mais multidimensional.


Mostramos nos textos que a tarefa inicial do geógrafo é tornar o conceito maior da disciplina, o espaço, assim como seus outros quatro conceitos-chave, de fácil compreensão, decifrando-os quando se revelam as práticas sociais dos diferentes grupos que nele produzem, circulam, consomem, lutam, sonham, enfim, vivem e fazem a vida caminhar…

A geografia enquanto disciplina estuda a sociedade através da espacialidade das relações sociais e suas territorialidades, assim como as modificações que o homem imprime na natureza, no intuito de modificar a realidade que o cerca pela via de uma maior inserção social.

Portanto, a realidade do conteúdo geográfico transcende a simples visualização do concreto da paisagem. Isso porque, na real concepção atual de Geografia: a) o espaço é indissociável da noção de tempo; b) a visão antropocêntrica da Geografia considera o Homem ser social, o que nos obriga à consideração de todo o conjunto complexo que é a realidade humana, em suas diferentes dimensões: social, econômica, política, cultural, enfim.

Adaptado de CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço: um conceito-chave da geografia. In: CORRÊA, R. L. (e outros orgs.). Geografia: conceitos e temas. 14ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2011 e MONTEIRO, Carlos Augusto Figueiredo. O real e o mítico na paisagem do Grande Sertão. In: MARANDOLA, E.; GRATÃO, L. H. B. (orgs.). Geografia & Literatura: ensaios sobre geograficidade, poética e imaginação. Londrina: EDUEL, 2010.

Imagem do cabeçalho GEOBAU – parte de globo terrestre do Museu da Arte Histórica do castelo Milão de Sforzesco, Itália. Foto: Marcos Brandão em jul 2009.

Matérias sobre redes sociais ligadas ao autor deste blog: Correio Brasiliense em 2011, Correio Brasiliense em 2012 e Jornal Campus da FaCom, UnB.

Os textos desse Blog estão pautados na Lei Federal 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 (Direitos Autorais):

Título II: das obras intelectuais – Capítulo IV (Das Limitações aos Direitos Autorais), Art. 46. inciso III afirma que “Não constitui ofensa aos direitos autorais: a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra”.
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9610.htm

Este Blog atende ao que propõe a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional) que em seu Capítulo II, seção I, Art. 22 afirma que: A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar- lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

260 thoughts on “”

  1. Virei leitor assíduo, muita coisa interessante e atualíssima, o melhor é que eu posso tirar as dúvidas pessoalmente (rsrs); há muitos sites de professores no ar, mas poucos usam essa ferramenta com tanta maestria. Forte abraço e parabéns pelo excelente trabalho…

    Ps.: Espero ansiosamente pelos textos sobre a “primavera árabe”, ouvi um comentarista político usar esse termo para se referir aos levantes no Norte da África, numa comparação com a Primavera dos Povos de 1848…eu, sinceramente, não espero por “democracias” nessa região; seja por razões políticas seja por razões culturais acho mais fácil que grupos islâmicos fundamentalistas mais organizados tenham a chance de ascender ao poder…..e vc? (não tenho pressa pela resposta) valeu!

    1. Graaaande Magnão,
      Um comentário desse calão de um professor do seu gabarito, me deixa bastante lisongeado! Obrigado!

      Já ensaiei escrever sobre a “primavera árabe”, mas o escasso tempo não permitiu ainda. Também li autor se referindo à Primavera dos Povos… Corroborando o que você escreveu, não acredito em democracia nos moldes do que estamos acostumados a entender e praticar o que é um Estado democrático por direito, com todas as liberdades que o compõem. No Norte da África, eles ainda vão penar muito para chegar a um processo democrático ao menos perto do que me refiro, pois o povo/as lideranças partidárias ainda não estão organizadas para tal (isso requer – muito – tempo) devido à opressão executada por líderes que estão/estavam a 30/40 anos no poder. E mesmo que o fundamentalismo islâmico tome o poder (caso mais particular do Egito) acho positivo – o mundo ocidental tem que entender que o Islã cerceia algumas liberdades, mas o muçulmano se sente bem assim (os organismos supranacionais tem apenas que fiscalizar o desrespeito aos Direitos Humanos – caso mais particular do Irã).
      Enfim, para mim todas essas mudanças mostram que os Estados do mundo capitalista globalizado não permitem (nem aceitam) mais regimes autocráticos, e sendo assim, clamam por mudanças sejam elas para um regime menos autoritário ou até totalmente democrático. O importante é que haja transição – a sucessão de líderes e poderes é sadia e o povo local tem que ser consultado disso.

      Abraço,

      ps: Magnão é professor de história no Centro Educacional Sigma/DF e um colega que converso bastante sobre assuntos histórico-geopolíticos mundiais.

  2. Professor,
    eu não achei o resumo de geopolítica sobre a formação do império americano do livro do Demetrio Magnoli, cap 5, está com outro nome ou realmente não tem?
    obrigada (:

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