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Para acessar artigo do autor sobre Geografia Escolar publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia da Unicamp/SP – clique aqui

Caros Leitores,

O estudo da geografia é objetivado via cinco conceitos-chave que guardam entre si forte grau de parentesco, pois todos se referem à ação humana modelando a superfície terrestre: espaço, paisagem, região, lugar e território.

O espaço geográfico como conceito maior é tido nos posts deste blog como locus da reprodução das relações sociais de produção, isto é, o espaço da morada do homem, reflexo e condição social, experienciado de diversos modos, rico em simbolismos e campo de lutas, tornando-se cada vez mais multidimensional.


Mostramos nos textos que a tarefa inicial do geógrafo é tornar o conceito maior da disciplina, o espaço, assim como seus outros quatro conceitos-chave, de fácil compreensão, decifrando-os quando se revelam as práticas sociais dos diferentes grupos que nele produzem, circulam, consomem, lutam, sonham, enfim, vivem e fazem a vida caminhar…

A geografia enquanto disciplina estuda a sociedade através da espacialidade das relações sociais e suas territorialidades, assim como as modificações que o homem imprime na natureza, no intuito de modificar a realidade que o cerca pela via de uma maior inserção social.

Portanto, a realidade do conteúdo geográfico transcende a simples visualização do concreto da paisagem. Isso porque, na real concepção atual de Geografia: a) o espaço é indissociável da noção de tempo; b) a visão antropocêntrica da Geografia considera o Homem ser social, o que nos obriga à consideração de todo o conjunto complexo que é a realidade humana, em suas diferentes dimensões: social, econômica, política, cultural, enfim.

Adaptado de CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço: um conceito-chave da geografia. In: CORRÊA, R. L. (e outros orgs.). Geografia: conceitos e temas. 14ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2011 e MONTEIRO, Carlos Augusto Figueiredo. O real e o mítico na paisagem do Grande Sertão. In: MARANDOLA, E.; GRATÃO, L. H. B. (orgs.). Geografia & Literatura: ensaios sobre geograficidade, poética e imaginação. Londrina: EDUEL, 2010.

Imagem do cabeçalho GEOBAU – parte de globo terrestre do Museu da Arte Histórica do castelo Milão de Sforzesco, Itália. Foto: Marcos Brandão em jul 2009.

Matérias sobre redes sociais ligadas ao autor deste blog: Correio Brasiliense em 2011, Correio Brasiliense em 2012 e Jornal Campus da FaCom, UnB.

Os textos desse Blog estão pautados na Lei Federal 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 (Direitos Autorais):

Título II: das obras intelectuais – Capítulo IV (Das Limitações aos Direitos Autorais), Art. 46. inciso III afirma que “Não constitui ofensa aos direitos autorais: a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra”.
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9610.htm

Este Blog atende ao que propõe a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional) que em seu Capítulo II, seção I, Art. 22 afirma que: A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar- lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

260 thoughts on “”

  1. por favor me ajude tenho 1o anos estou no 6 ano, preciso saber dos paises que a onu oferece ajuda e em que continente ele esta situado. Obrigada, estou com esta dificuldade. Ana.

  2. Também sou professor e começo a me interessar pelo uso das mídias sociais nas aulas, porém esbarro no tempo para me dedicar a essas ferramentas, ministro por semana 40 aulas e portanto o tempo “livre” é preenchido com correções, elaborações de prova, aulas para planejar…ao ver seu site imagino o quanto de tempo foi investido para torná-lo um dos melhores que já conheci, e só por curiosidade, quantas aulas você ministra semanalmente? teria alguns links referentes ao uso da mídias sociais/internet nas aulas?

    Abraços.

    1. João,
      De antemão obrigado pelas palavras! Partindo de um colega de profissão só certifica e aumenta a credibilidade do nosso trabalho. A ideia é que chegue para todos, principalmente aos que não podem pagar um livro didático tão caro e precisam de uma informação teórica de qualidade, pois meu sonho é conseguir minimizar cada vez mais essa discrepância de oportunidades. Luto para todos terem a mesma oportunidade que meus alunos que estudam em uma escola de ponta no país.
      Sobre os escritos, sempre tive facilidade para escrever e depois que produzi material para cursinhos aqui do Distrito Federal, comecei a maturar essa ideia de escrever para o blog em setembro de 2009. Ministro 30 aulas semanais pela manhã, trabalho duas tardes em coordenação (plantão de dúvidas e reunião pedagógica) e uma noite ministro aulas na pós-graduação da Católica daqui de Brasília, ou seja, na verdade vivo a geografia literalmente… Escrevo nas duas tardes que estou em casa e no domingo pela manhã (no sábado pela manhã também trabalho) quando não tenho provas para corrigir e também todas as elaborações que foram citadas por você.
      Hoje concordo com minha mulher e admito que sou um “geographyworkaholic”, mas administro isso bem ao pensar: do que adianta lermos tanta teoria complexa se isso não for socializado da maneira mais simples possível? Só não esperei morrer para que minha biblioteca seja aproveitada por essas pessoas que tanto contribuem para este blog.
      Quanto aos links das mídias sociais em sala, não os tenho porque hoje uso intuitivamente esses recursos (muito mais os posts deste blog) e continuo a dinamizar as aulas frequentemente no quadro desenhando os fenômenos e os mapas (olha um deles que um aluno tirou foto: http://on.fb.me/GKU3LC), pois assim me divirto mais!
      Receba minha estima e novamente meus agradecimentos com um abraço.

  3. Bau, você sabe de algum filme ou documentário bom que explica a Guerra Fria, como a ação dos americanos tanto na Europa com o Plano Marshall como na Ásia com a Diplomacia Triangular, e o que ocorreu com o mundo com o fim da URSS, como a fragmentação da Tchecoslováquia e as diversas primaveras do povos ????

  4. Já que meus alunos do face não vieram imediatamente, estou aqui para reforçar meu incentivo para que você continue prouzindo a GEOGRAFIA DE QUALIDADE que sempre desejamos. Parabéns pela certificação do INFOENEM. É apenas um reconhecimento de um trabalho que coneheço e admiro há muito tempo. Continue amigo, pode contar comigo! Beijão.

  5. Umas das melhores coisas que tem é entrar aqui pra ler sobre geografia sem nenhum compromisso mais com o EM hahahahahha! Abraço professores, boa luta pra tu! haha

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