Algumas Organizações internacionais

ONU

A Organização das Nações Unidas inclui todos os países do mundo, exceto Kosovo, Taiwan, Sahara Ocidental e o Vaticano. seu principal órgão é o Conselho de Segurança (CS), pois decide sobre intervenções no no caso de guerras. O CS possui 15 membros, mas apenas cinco são membros (EUA, Reino Unido, França, China e Rússia) permanentes e que contém o poder de veto nas decisões. Os outros dez países são escolhidos para um mandato de dois anos.

Brasil, Alemanha, Japão e Índia fazem parte do chamado G-4 que pleiteiam um lugar permanente no CS da ONU.

Dentre os programas que se destacam na ONU estão: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA); Programa das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Além dos programas existem agências especializadas como: Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento (FAO), Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Mundial, Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Internacional do Trabalho (OIT), dentre outras.

A ONU durante a Guerra Fria foi bastante prejudicada em seu papel geopolítico, pelas duas grandes potências terem poder de veto nas resoluções durante esse período. Com a dissolução do socialismo soviético que marcou o fim da Guerra Fria, o papel interventor da ONU voltou a ter maior importância (vide tropas enviadas para a Guerra do Golfo em 1991, e missões de paz para a Somália e Ruanda, para a Bósnia e Kosovo na antiga Iugoslávia e para o Haiti).

Missões de paz ONU

 G-20

Existem dois grupos G-20. Um, criado em 2003, que inclui os países em desenvolvimento (hoje chamados de emergentes ao capital), para reivindicar um maior aumento do comércio agrícola e a redução do protecionismo; e outro mais importante, criado em 1999, que inclui as dezenove maiores economias do mundo, mais os países que representam a União Europeia (vide mapa que segue).

G20

Fonte dos Mapas: VESENTINI, W. e VLACH, V. Projeto Teláris: Geografia (9), São Paulo: Ática, 2012.

Deixe uma resposta